Manual de boas Práticas

Manual de Boas Práticas de Alimentos

O Manual de Boas Práticas é um documento que descreve o trabalho executado no estabelecimento e a forma correta de fazê-lo. Este documento foi estabelecido pela Portaria n. 1428 de 26 de novembro de 1993 do Ministério da Saúde, com o objetivo de garantir a melhoria das condições higiênico-sanitárias no preparo de alimentos.

Os POP’s são procedimentos escritos de forma objetiva que estabelecem instruções para a realização da operação no processo de manipulação dos alimentos.

Estes documentos são uma exigência da Vigilância Sanitária e todos os estabelecimentos produtores de alimentos precisam possuir.

Todas as empresas que manipulam ou preparam alimentos devem se concentrar em garantir um ótimo atendimento ao cliente e em fornecer alimentos nutritivos e saudáveis. Estabelecimentos como restaurantes, hotéis, pousadas, casas de repouso, escolas e supermercados se beneficiam quando elaboram e utilizam um manual de boas práticas de malipulação de alimentos. A través dele conseguem elaborar procedimentos de preparo de alimentos de alta qualidade e em conformidade com as normas de higiene e segurança.

Todas as empresas do setor de alimentos precisam cumprir com as leis ambientais e vigilância sanitária. Além disso, elas devem ter as licenças de operação adequadas. Uma empresa tem uma melhor imagem quando oferece produtos de alta qualidade, protege o meio ambiente e implementa processos de higiene e segurança.

Vantagens oferecidas por um manual de boas práticas de manipulação de alimentos

1- Um estabelecimento bem ordenado

As empresas devem ter estabelecimentos seguros, bem equipados e que permitam boa circulação de funcionarios e clientes. No manual de boas práticas são definidas as recomendações para localizar os equipamentos e o fluxo de pessoas.

2- Melhora a Qualidade dos Alimentos servidos

Para manusear e preparar alimentos com segurança, é necessário o uso de utensílios e máquinas seguras, esses equipamentos industriais precisam ser limpos regularmente, para que os alimentos possam ser vendidos em perfeitas condições. O manual de boas práticas de alimentos especifica o tipo de roupa que o pessoal deve usar para que a comida manuseada e preparada seja sempre livre de contaminação. Outro aspecto importante a destacar é o uso correto dos itens específicos para servir alimentos, como pratos, copos, colheres e garfos, sempre devem ser mantidos limpos e desinfetados, para garantir ao cliente o consumo de alimentos feitos com alto padrão de qualidade.

3- A cadeia de distribuição é melhorada

O manual também indica aos estabelecimentos a importancia de comprar produtos de qualidade de distribuidores confiáveis. Uma empresa deve se concentrar na redução de custos, mas sempre deve cumprir adequadamente todos os procedimentos de produção relacionada à recepção, armazenamento, processamento e distribuição de alimentos. Os produtos utilizados na indústria alimentícia, devem ser embalados adequadamente e ter o registro sanitário adequado que atesta sua qualidade.

O armazenamento de alimentos congelados deve ser realizado com altos padrões de qualidade; geralmente, as empresas devem contar com equipamentos seguro que não contenham componentes tóxicos. O manual de boas práticas de alimentos inclui todas as recomendaçoes necessarias para ter uma cadeia de distribuição segura e eficiente.

Um manual de boas práticas deve ser personalizado para cada tipo de empresa, entre em contato com nossos profissionais para ajudar na criação do seu manual.

Fale Agora !
Precisa de ajuda?
Olá
Podemos ajudá-lo?